quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rio do Prata


Seu nome fora atribuído pelos imigrantes argentinos que por aqui passaram em homenagem a um famoso rio da Argentina (o Riul Del Plata). Tem por seus fluentes águas que vem de veredas, brejos e outros mais, nasce as margens da BR-020 que liga Brasília a Salvador, próximo ao Vale dos Buritis junto a Serra das Araras.
Corta boa parte do nosso município passando por povoados, fazenda, rodovias, até desaguar em outro principal rio da nossa região, o Rio Paranã.
Hoje atualmente, o rio abastece a nossa cidade, Posse, e outras da região, sendo captado e tratado pela Saneago local, que faz a distribuição em toda a cidade. Sendo assim, nós somos totalmente dependente deste rio, o Prata.
Nessa atual transformação em que o homem explora os recursos naturais sem limites e com total individualidade  neste mundo "Globalizado", e não esta sendo diferente com a destruição e descaso com o meio ambiente da nossa cidade.
As principais causas dessa sua destruição é: O despejamento de resíduos industriais e lixo doméstico, a agressão à florestas ciliares, veredas e vales, para benefício da agricultura e pecuária, e já se pode observar os tenebrosos resultados dessas ações mau pensadas, e para amenizar os efeitos e tentar reverte-los, é preciso aumentar a conscientização de toda a população para formar-mos uma sociedade organizada (que preserver não só o rio, mas também todo o ambiente).
E se medidas benéficas não forem adotadas, num futuro próximo, corremos o risco de ver um rio tão importante desaparecer, por culpa da irresponsabilidade de não ter cuidado desse patrimônio, e não tem garantido a sobrevivência como humanos que fomos servidos do bem mais precioso, que é a água.
              Macristopher Henrique (Fonte: Maurílio Inacio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário